A utopia da ética!




Por Lucas Tomas
Nos dias de hoje falamos muito na ética em todas as esferas da sociedade: Política, ensino e educação, administração, serviços sociais, justiça, etc. Mas quais são os seus fundamentos? O modo como às leis são aplicadas? Os costumes da população? Alguma questão histórica? Não. Seus fundamentos estão nos aspectos essenciais da natureza do ser humano, na consciência que o individuo procura a dignidade em suas ações, sem se deixar corromper, assim atingindo o melhor para seu mundo e pelo seu mundo.

Pela definição ética é a “Ciência que o homem deve ser em função daquilo que ele é” (cf. Sertillanges, 1916:35), onde procura estabelecer deveres, obrigações e compromissos. Pois sua natureza sugere a fonte de seu comportamento.

O que se espera do ser Humano é que se comporte como tal, caso não ocorra estaremos sujeitos a todo o mal que esta falta possa causar. Voltando a definição de ética, pode-se dizer que parte de dentro de cada individuo, dos elementos que caracteriza sua essência, exigindo determinação nas suas ações cotidianas, assim estabelecendo uma forma de comportamento.

Unificando a teoria de Maslow das necessidades humanas com o conceito de ética, presumo que qualquer situação do nosso cotidiano deve ser baseada na realização fundamental, um exemplo: Um administrador, antes de sua profissão ele é uma pessoa, e só irá se realizar em sua área de atuação quando se realizar como pessoa, respeitando todas as questões dentro da sociedade.

Ao agir com ética em nosso cotidiano, perguntas como: O que devo fazer? Como devo agir? Qual a melhor forma de me comportar? Tem uma resposta padrão... Agir da forma mais integra possível, buscando o melhor para nós e quem estiverem sujeitos às consequências da decisão em questão.

Agir com ética é fundamental para buscar o melhor potencial humano, respeitando a dignidade de todos, e principalmente ajudar a construí-la a partir do interior do individuo. Mesmo com todos os problemas sócias é necessário organizar a existência de cada um na sua essência, focando na busca de cada vez mais ser respeitado em seu meio de convívio por suas boas ações. Essa é sem duvidas o objetivo de minha galgada profissional, irei defender e procurar restaurar a boa conduta seja no meio privado, publico ou pessoal.